Papel de presente

A exposição Natal Ilustrado começa hoje no Flamboyant Shopping Center e vai até o dia 6 de janeiro com a participação de 12 profissionais: Guilherme Araújo, Iuri Araújo, Jader de Melo, Jorge Braga, Luiz Carlos, Manuela Bezerra, Mariosan, Polly Duarte, Rayani Melo, Rodolfo Brasil, Santiago Régis e Sophia Pinheiro. São artistas, ilustradores, designers, cartunistas que fazem leituras críticas ou lúdicas sobre a data. A simbologia religiosa e a imagem de Papai Noel, que representa a troca de presentes, tangenciam as intenções.

Guilherme propõe um bom velhinho poderoso e mágico, de barba preta, que gera o clima festivo em vez de ser gerado por ele. Uma inversão de papéis com outras leituras possíveis. O Papai Noel de Jorge, adaptado aos novos tempos, justifica os trajes descontraídos com o aquecimento global. Não há roupa de inverno suportável no calor dos últimos dias. O humor é colocado a serviço do comentário de um problema que toca fundo a sensibilidade infantil.

A criança, na ilustração de Santiago, ao abrir o presente de Natal, com toda aura de suspense e alegria concentrada, transforma-se no verdadeiro presente. Como se o artista afirmasse que é possível preservar a magia sem, necessariamente, iludir a infância com falsas promessas. Os olhos do Papai Noel de Iuri demonstram algo próximo do terror ou do êxtase, no salto que ele pratica do trenó que cruza o céu. Difícil é saber se ele cumpre seu papel ou o abandona de forma radical.

Mariosan usa a estrela guia no contexto da publicidade. Luiz desenha um Papai Noel como um brinquedo colocado dentro daquelas abóbodas que, ao serem balançadas, simulam uma nevasca. Manuela, que é pedagoga, faz Papai Noel voar pela cidade como um super-herói de capa e máscara. As manifestações de carinho que saem das chaminés no formato de corações que povoam as nuvens dão um colorido de fábula ao trabalho.

As reproduções de Rodolfo registram tanto a sequência dos presentes que são distribuídos em nome da amizade quanto a banalização do ato que redunda em egoísmo. Polly aproveita a figura de Rapunzel, a princesa das longas tranças, encastelada num cimo isolado, para sugerir um Papai Noel aventureiro e irredutível na sua tarefa milenar, como um carteiro que só entrega boas notícias. Enigmática, Sophia mistura referências de várias partes, num híbrido indiano/ africano, místico e decorativo, de cerimônias pagãs.

As ilustrações de Jader e Rayani não foram divulgadas.

Natal Ilustrado
Quando:
de Terça-Feira, 18 de Dezembro a 6 de janeiro
Onde: Flamboyant Shopping Center (segundo piso, cúpula de vidro)
Horário: das 10 às 22 horas
Entrada franca

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s